relato · mp saude educacao · 2022-03-04 · Pâmella Araújo Balcaçar

O mestrado é uma das etapas da pós-graduação, é do tipo Stricto sensu (termo de origem do Latim e significa 'sentido estrito') o que diferencia do tipo Lato sensu (termo em Latim que significa 'sentido amplo'). Embora já cursei uma MBA em Perícia, Auditoria e Análise Ambiental e outra especialização, em Biotecnologia e Bioprocessos, ambas são Lato sensu.

Nesse sentido, eu sentia a necessidade de cursar uma pós-graduação Stricto sensu. No entanto, percebi que o mestrado acadêmico não era tão atrativo para mim. Quando eu descobrir sobre o mestrado profissional, fiquei mais interessada.

É válido ressaltar aqui que o Mestrado Profissional é a modalidade da educação superior Stricto sensu que têm como objetivo o aprofundamento do conhecimento técnico-científico, bem como o desenvolvimento de competência para executar pesquisas operacionais e desenvolver processos, produtos e metodologias em áreas específicas.

Logo, consultei diversos portais de instituições de ensino no Brasil em busca do programa de mestrado profissional que fosse mais interessante e encontrei alguns.

Toda história tem um ponto de partida...

Mestrado

Após longa jornada acadêmica e profissional que pode ser lida nesse memorial descritivo publicado no ano passado. Em meados do mês de outubro de 2021, me candidatei a uma vaga do Programa de mestrado profissional em Telemedicina e Telessaúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Sendo Bióloga há seis anos e Tecnóloga em Informática há treze anos, pretendo seguir a carreira da investigação científica e profissional ao mesmo tempo colaborar com aperfeiçoamento tecnológico na linha de pesquisa de 'Tele-educação em saúde'.

Nesse mesmo mês, eu enviei um e-mail de contato com o núcleo de telessaúde do Estado de Mato Grosso. Logo, na sequência, recebi a confirmação pelo coordenador do núcleo e que foi bem receptivo com minha proposta de pesquisa.

No início do mês de novembro do mesmo ano, eu recebi o e-mail de resposta com o aceite de orientação pela Prof.ª Rosa Maria Esteves Moreira da Costa, foi àquela emoção. Fiquei entusiasmada para efetivar minha inscrição ao Programa uma vez que é requisito para inscrição ao processo seletivo do programa, ter a carta de aceite do potencial docente orientador.

Ao final do ano de 2021, obtive a resposta mais esperada quando estar em um processo seletivo: Você foi aprovado. Foi uma emoção muito maior do que antes. Eu já havia tentado outros programas de mestrado: um Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais, outro de Biologia Computacional e Sistemas, em ambos eu não conseguir aprovação.

Mesmo sabendo que a frustação faz parte da vida, a sensação de senti-la não é nada agradável. É preciso ter resiliência e visão otiminista, ao recohecer que tudo é aprendizagem, até mesmo as falhas, os erros ou reprovações.

É oficial?

Sim. Em Fevereiro de 2022, eu me matriculei ao Programa de Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde da UERJ. Também já me inscrevi nas disciplinas, obrigatórias e em algumas eletivas, entre elas:

Telemedicina e Telessaúde (obrigatória);
Metodologia Científica (obrigatória);
Inovação em Saúde;
Tecnologias e Metodologias para a Produção de Informação em Saúde;
Tecnologias da educação para Profissionais de Saúde;

Nesse momento, estou na expectativa pela Aula Inaugural que ocorrerá no dia 14/03/2022, será por teleconferência. Mas, resta saber se conseguirei conciliar serviço, mestrado e vida pessoal! Espero que sim, em breve estarei relatando os próximos cápitulos dessa minha jornada aqui.

Considerações finais

Como diria naquela canção do Raul Seixas:

(...) Basta ser sincero e desejar profundo Você será capaz de sacudir o mundo, vai Tente outra vez...

Nunca desiste dos seus sonhos, lute até ao fim!