escrevivencia · pibid docente em · 2022-03-23 · Pâmella Araújo Balcaçar

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, doravante denominado PIBID, tem como base legal a Lei nº 9.394/1996, a Lei nº 12.796/2013 e o Decreto nº 7.219/2010. Sendo executado no âmbito da Licenciatura Plena.

Eu ingressei no PIBID no ano de 2011 e estive até meados de 2013. Durante esses dois anos vivenciei ótimos momentos de formação inicial que ocorreram na Escola Estadual Major Otávio Pitaluga (EEMOP).

Nós eramos um grupo de 6 licenciandos do curso de Ciências Biológicas, um professor supervisor ligado a unidade escolar e o professor coordenador que era ligado a universidade. E desenvolvemos diversas atividades:

- Construção de uma maquete de célula eucarionte gigante, a partir de materiais sustentáveis;
- Produção de materiais pedagógicos;    
- Aulas de campo em ambiente natural, sendo a turma dividido em 4 grupos para coleta de materiais biológicos que posteriormente seriam analisados em laboratório, em uma aula prática;
- Confecção de coleção biológica: caixa etomológica, exsicata, caixa micológica;    
- Oficina de revisão e treinamento para ENEM;
- Simulado do ENEM; 
- Horta pedagógica otimizada e verticalizada;   
- Produção de mudas de plantas nativas do cerrado;
- Recuperação de área degradada;    
- Mostra Científica do PIBID integrando os demais projetos de PIBID;
- Participação em diversos eventos científicos;

Foi um período marcante na minha formação inicial porque eu pude vivenciar experiência docente ao mesmo tempo que pesquisava os métodos de ensino. Mesmo tendo a formação em licenciatura, eu não tinha a percepção de que o professor pudesse ser também um pesquisador na educação básica. Por meio do PIBID pude ter uma formação diferenciada. Nesse sentido, considero muito importante a sua permanência nos cursos de licenciatura plena.

Embora, tenha participado de diversos eventos científicos, hoje eu percebo a falta que fez, de não ter produzido artigo científico para publicação em periódico na área da educação. Seria um outro diferencial na minha formação inicial.

Considerações Finais

Bem como foi visto essa experiência docente foi muito relevante para minha atuação profissional. Lembro desse tempo com muito carinho e apreço pela oportunidade que tive de fazer parte desse programa.