Nesse momento irei fazer desta publicação em um memorial descritivo pelo qual pretendo descrever mais sobre minha jornada acadêmica e profissional.
A minha educação básica foi mista, parte foi na escola municipal Centro Popular de Ação Comunitária (CPAC), outra em escola particular, sendo que a conclusão do fundamental e de todo o ensino médio foi realizado na Escola Estadual Professor Domingos Aparecido dos Santos, em Rondonópolis-MT.
Sou uma mulher cis, preta de pele clara com traço indígena, periférica da área urbana na mesma cidade. Bem, hoje, eu sou graduada em Tecnologia em Informática pela FITS e licenciada em Ciências Biológicas pela UFMT. Tenho uma MBA em Perícia, Auditoria e Análise Ambiental pela UCAM, e também sou Especialista em Biotecnologia e Bioprocessos pela UEM.
Ocorreu na cidade de Tangará da Serra-MT, entre 2004 e 2007. Nessa formação obtive habilidades do pensamento computacional; paradigma de programação estrutural; rede de computadores; linguagens de programação C, Pascal, Delphi; administração de banco de dados; gestão de projetos e de ferramentas de produtividade.
Há dois anos, ingressei em algumas comunidades tecnológicas nas mídias sociais das quais destaco meu ingresso às Pyladies. Foram elas que me motivaram mais para voltar para área tecnológica e desconstruir a síndrome de impostora que havia se instalado em mim. E por meio delas venho me capacitando em novas tecnologias e linguagens de programação.
É válido destacar que no ano passado, organizamos o grupo de estudo de Bioinformática das Pyladies Brasil na qual vivemos encontros quinzenais para discussão das resoluções dos desafios da Rosalind e do estudo da biblioteca biopython.
E entre final do ano passado e início do ano de 2021, participei do Programa Jovem Cientista de Dados, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em parceria com Dell Technologies que oportunizou 4 cursos de extensão: Introdução à Lógica de Programação; Introdução à Python; Visualização de Dados; Introdução a Machine Learning.
E durante 3 meses, também participei como mentorada da segunda temporada da BOSS (Big Open Source Sibling) que é uma iniciativa de mentoria que visa engajar grupos sub representados na tecnologia para que comecem a contribuir para comunidades Open Source. E por meio dessa mentoria desenvolvemos um Chatbots utilizando projeto boilerplate e tecnologias envolvidas foram RASA, Python, Docker.
Ocorreu na cidade Rondonópolis-MT, entre 2009 e 2015. Nessa formação adquirir as habilidades e a competência da área das Ciências Biológicas, além das habilidade pedagógicas fornecida pela licenciatura plena.
Tive a oportunidade de fazer um iniciação científica no projeto de pesquisa sobre Citogenética de Peixes, onde desenvolvi as técnicas de obtenção de cariótipo, bandeamento G, NOR e de análise citogenética.
No ano seguinte, tive a chance de receber uma bolsa de estudo, ao participar do projeto de Tutoria em química que teve como consequência a participação na publicação de um livro publicado pela Editora da UFMT, no ano de 2012, com título: Iniciação a Docência na UFMT.
Depois, entrei no subprojeto de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que foi executado na Escola Estadual Major Otávio Pitalugas (EEMOP), Rondonópolis-MT. Onde foram desenvolvidas diversas práticas docentes inovadoras, como: a Maquete gigante da Célula Eucarionte com materiais recicláveis; Aulas de campo com coleta de materiais biológicos que seguiram depois em Práticas de laboratório; Horta pedagógica; Desenvolvimento de mudas de espécies nativas do cerrado e posterior plantio em área degradada; Esta última ação como trabalho publicado, conquistou o prêmio de menção honrosa no V Seminário Integrador do PIBID, no ano 2013.
Em paralelo, a essa graduação, também fui líder estudantil, participando da gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) como 1ª secretária e depois como Presidenta. E também da União Estadual de Estudantes do Mato Grosso (UEE - MT). Portanto, destaco minha participação como delegada, representante estudantil universitária, na Conferência Nacional da Educação 2014 (CONAE), nas etapas municipal, interregional sul e a estadual, tendo participado do debate no Eixo IV - Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem. E também nas diversas reuniões para emancipação do campus e criação da Universidade Federal de Rondonópolis.
Continuei minha formação com a MBA em Perícia, Auditoria e Análise Ambiental a qual me oportunizou habilidades e competência para atuar no setor ambiental. E também da Especialização em Biotecnologia e Bioprocessos que aprofundou nas competências do setor biotecnológico.
Na sequência, tive a oportunidade de cursar duas disciplinas do Programa de Formação Continuada de Professores da Fundação CECIERJ: “Educação do século XXI: modelos híbridos, metodologias ativas e a sala de aula invertida”; “Tecnologias educacionais para o ensino de biociências”.
Em 2021, tive a oportunidade de cursar o projeto de extensão da UNB, Líder da Educação Aberta, uma iniciativa da UNESCO do Brasil para formar uma rede de lideranças comprometidas com a melhoria da qualidade, equidade e inclusão na educação brasileira. Mas, infelizmente, não consegui conclui o curso porque não consegui aplicar o Jogo de Política de Educação Aberta em alguma instituição.
Eu ingresso na carreira educacional, primeiramente, como Técnica do laboratório de Ciências da Natureza na mesma escola onde conclui o ensino médio. Depois, tive a oportunidade de lecionar na educação profissional enquanto Tecnóloga em Informática o que me despertou mais o interesse para também atuar na educação.
Continuei minha atuação na educação lecionando as disciplinas de Biologia, Física e Química no ensino médio na rede estadual de ensino.
Hoje em dia, leciono introdução a informática e programação para crianças e jovens na modalidade de ensino à distância (EAD). E também leciono Física na rede estadual de ensino.
Ainda nesse ano, ingressei como aluna especial, da disciplina de “Teoria da Aprendizagem e Ensino de Ciências” do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Além disso, também me candidatei para Especialização em Educação Digital da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na modalidade de ensino à distância. Esta especialização é estruturada em 4 trilhas de formação: Sociedade Tecnológica, Educação Digital, Competências Digitais, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de Ensino-Aprendizagem.