projeto · docente · 2022-02-24 · Pâmella Araújo Balcaçar

A Escrevivência Docente é um projeto que inicia-se no calendário letivo de 2022 com as narrativas desenvolvidas ao longo da minha trajetória docente, ou seja, desde a vivência enquanto bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), passando pelo tempo como técnica administrativa educacional até o momento atual. E nesse projeto será abordado o cotidiano, as lembranças, a experiência docente.

É válido lembrar que o termo 'escrevivência' foi primeiramente definido pela Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição Evaristo de Brito que atua nas áreas de Literatura e Educação, com ênfase, em gênero e etnia; entre suas obras mais importantes estão os romances Ponciá Vicêncio e Becos da Memória e o livro de poesia Poemas da Recordação e Outros Movimentos.

Contudo, aqui, teremos o enfoque de abordar o chão da escola, as práticas vividas e as teorias estudadas. Logo, esse projeto escrevivência docente teremos 4 aspectos: PIBID, Educação Profissional, Ensino Médio e o Novo Ensino Médio.

O projeto se dará por meio do arcabouço teórico como o paradigma da teoria de aprendizagem conectivista proposta por George Siemens (2005a, 2005b e 2004); Pierri Lévy (2015) acerca da produção social da inteligência coletiva; Paulo Freire (1982) que aborda a perspectiva do ensino crítico.

Nesse sentido, os textos publicados aqui desse projeto serão categorizados pelo termo escrevivência.


Referências:

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

LÉVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015.

SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. Disponível https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/Connectivism.pdf 2005. Acessado em 24 de ago. 2021.

____. Learning Development Cycle: Briding Learning Design and Modern Knowledge Needs. July, 2005.

____. Conectivismo: uma teoria da aprendizagem para a era digital. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/66317606/Conectivismo-uma-Teoria-Para-a-Era-Digital. 2004. Acesso em: 20 ago. 2021.