O projeto de ensino encontra-se inserido no ambiente escolar integrando as disciplinas eletivas e o componente Projeto de vida do novo ensino médio. Nessa perspectiva terá como objeto de estudo o blog, sendo promotor de produção textual e divulgação científica, ainda contará com a difusão em mídias sociais.
Tem o objetivo de promover o pensamento científico, crítico e criativo, também fomentar a comunicação em diferentes linguagens, ainda inserir a cultura digital e contribuir para o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes em ambiente escolar ao mesmo tempo em que contribui para construção do ecossistema de educação digital. O público alvo são os estudantes das turmas dos 1º anos do ensino médio da Escola Estadual Antonio Guimarães Balbino (EEAGB).
Esse projeto #ElasNaSTEM tem como objetivo promover a visibilidade de Cientistas (mulheres) nas Ciências ao mesmo tempo em que estimula a produção textual e escrita colaborativa dos estudantes, no âmbito escolar, na rede estadual de ensino. Os textos serão de autoria dos estudantes do ensino médio e terão o recorte em abordar cientistas que tenham contribuído com a STEM "science, technology, engineering and mathematics".
A proposta tem a intencionalidade de construir um mosaico interligando os diversos textos produzidos pelos/pelas estudantes ao longo do ano.
A Escrevivência Docente é um projeto que inicia-se no calendário letivo de 2022 com as narrativas desenvolvidas ao longo da minha trajetória docente, ou seja, desde a vivência enquanto bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). E nesse projeto será abordado o cotidiano, as lembranças, a experiência de docência da autora.
É válido lembrar que o termo 'escrevivência' foi primeiramente definido pela Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição Evaristo de Brito que atua nas áreas de Literatura e Educação, com ênfase, em gênero e etnia; também é assessora e consultora em assuntos afro-brasileiros para pesquisadores brasileiros e estrangeiros; entre suas obras mais importantes estão os romances Ponciá Vicêncio e Becos da Memória e o livro de poesia Poemas da Recordação e Outros Movimentos.
O projeto visa a alfabetização e letramento tecnológico de crianças e jovens na modalidade ead. Sendo organizado em 3 módulos:
1º módulo - Introdução à informática o qual tem o seguinte conteúdo programático: Conceitos básicos de computação, Pensamento Computacional, Organização de computadores, Evolução e História da Computação, Sistemas Operacionais, Windows Explorer, Ferramentas de Produtividade (Processador de texto, Planilha Eletrônica e Apresentação), Canvas, Internet e Segurança na web.
2º módulo - Lógica de Programação o qual tem o seguinte conteúdo programatico: Conceitos básicos, Algoritmos,Variáveis. Constantes. Operadores, expressões e operações. Estrutura sequencial. Estrutura condicional. Estrutura de repetição. Validação de entrada.
3º módulo - Desenvolvimento aplicações web o qual contém o seguinte conteúdo programático: Conceitos de aplicações web; Linguagens de marcação HTML e Markdown; Designer web; Aplicações para ambiente web com CMS Pelican; Hospedagem de um site estático; Segurança de aplicações web.
A edtech Descomplicando à Docência é uma organização da sociedade civil, com fins culturais e pedagógicos; sendo uma iniciativa coletiva de professores, estudiosos e de diversos profissionais, criada com propósito de ser um agente facilitador das transformações educacionais para elevação da qualidade da educação por meio de recursos tecnológicos, ou não, ao mesmo tempo contribuir para redução das desigualdades sociais e promoção do desenvolvimento sustentável.
A infraestrutura do projeto web é subdivido em partes: uma parte front-end desenvolvida com CMS Pelican que utiliza python para geração de conteúdo estático; uma parte com e-commerce feito com WordPress e utilizando os plugins WooCommerce e Edwiser bridge; e outra parte contém o LMS desenvolvido com Moodle.