projeto · cultura digital bncc · 2022-03-26 · Pâmella Araújo Balcaçar

O projeto de ensino encontra-se inserido no ambiente escolar integrando as disciplinas eletivas e o componente Projeto de vida do novo ensino médio. Nessa perspectiva terá como objeto de estudo o blog, sendo promotor de produção textual e divulgação científica, ainda contará com a difusão em mídias sociais.

E se dará por meio do arcabouço teórico como o paradigma da teoria de aprendizagem conectivista proposta por George Siemens (2005); Dillenbourg (1995) que conceitua os princípios da aprendizagem colaborativa; Pierri Lévy (2015) acerca da produção social da inteligência coletiva; Papert (1980, 1985, 1986, 2008), abordando os aspectos do construcionismo, no que se refere à relação entre homem e máquina e sua representatividade para aprendizagem; e ainda as contribuições teórica de pesquisa social proposta por Minayo (2011).

Sendo fundamentada pelas 2ª, 4ª, 5ª e 6ª Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC):

Pensamento Científico, Crítico e Criativo — Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Objetivo: Investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.

Comunicação — Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Objetivo: Expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Cultura Digital — Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. Objetivo: Comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo de autoria.

Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. Objetivo: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

Tem o objetivo de promover o pensamento científico, crítico e criativo, também fomentar a comunicação em diferentes linguagens, ainda inserir a cultura digital e contribuir para o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes em ambiente escolar ao mesmo tempo em que contribui para construção do ecossistema de educação digital. O público alvo são os estudantes das turmas dos 1º anos do ensino médio da Escola Estadual Antonio Guimarães Balbino (EEAGB). E esse projeto reunirá as disciplinas eletivas: Artes, Ciências da Natureza, Português e o componente curricular Projeto de Vida.

Nesse sentido, pretende-se desenvolver três blogs utilizando a ferramenta blogger, sendo cada blog gerenciado por uma turma e sob supervisão dos professores envolvidos. Cada turma será dividida em 2 ou 3 grupos de trabalho contendo as seguintes funções: editor, produtores de conteúdo, revisor, designer gráfico, divulgador nas mídias sociais, modelador de comentários. Logo, terá rotina de publicação quinzenal, controle de fluxo do trabalho será por meio da ferramenta github e seu armazenamento em repositório.


Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DILLENGOURG, P. (et. al.). The evolution of research on collaborative learning. In: Learning in humans and machine: towards an interdisciplinary learning science. (pp. 189-211). Oxford: Elsevier, 1995.

LÉVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: Folha de São Paulo, 2015.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2020). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação, ano 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf

SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. Disponível https://jotamac.typepad.com/jotamacs_weblog/files/Connectivism.pdf 2005. Acessado em 24 de ago. 2021.

____. Learning Development Cycle: Briding Learning Design and Modern Knowledge Needs. July, 2005.

____. Conectivismo: uma teoria da aprendizagem para a era digital. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/66317606/Conectivismo-uma-Teoria-Para-a-Era-Digital. 2004. Acesso em: 20 ago. 2021.