relato · pyladies python pybr · 2021-06-05 · Pâmella Araújo Balcaçar

Em meados de 2020, após o anúncio de submissão de atividades para Python Brasil (PyBR) que ocorreria online e também incentivada dentro da comunidade das Pyladies, resolvi submeter uma palestra. Inicialmente, fiquei pensando em algum tema na área tecnológica, depois pensei em abordar algum tema de carreira. Mas, por fim, decidi explorar um tema envolvendo educação e tecnologia. Logo, o nome da minha palestra foi:

"Inovação e Tecnologia na educação: python como objeto de aprendizagem multidisciplinar"

Eu quis abordar que python, enquanto linguagem de programação de propósito geral, poderia servir também como objeto de aprendizagem multidisciplinar. Porque tradicionalmente, disciplina como matemática poderia inserir alguma linguagem de programação. Ao citar alguns códigos com finalidades diferentes, pude expôr que essa linguagem de programação pode ser utilizada também em outras disciplinas, como Língua Estrangeira, Arte e Biologia.

Se você ficou curioso, assista ao vídeo no youtube:

Palestra na PyBR 2020

Emoções

Inicialmente, fiquei ansiosa e pouco nervosa. Depois que inicie a palestra, a ansiedade e nervosismo foram embora. Daí fiquei mais tranquila e conseguir explorar o tema dentro do tempo estipulado e ainda reservando um pouco de tempo para perguntas que vieram do público.

Foi uma ótima experiência. Ainda mais por ser minha primeira participação em uma PyBR. Aproveitei bastante o evento. Assistir muitas palestras interessantes. Participei também de um tutorial "Introdução a python em contexto visual". Sem dúvida, esse evento marcou minha vida e também proporcionou grandes contribuições para minha formação.