tgm · saude gestacao · 2022-12-28 · Pâmella Araújo Balcaçar

Aos vinte e oito dias do mês de dezembro de 2022, eu me encontro na 9ª semana da minha 1ª gestação, 'tão sonhada e desejada'. Ainda não sabemos qual é o sexo biológico d@ baby. Porque quando eu realizei a 1ª ultrassom, o embrião ainda não tinha passado pela fase da diferenciação sexual e foi onde eu constatei que estava grávida de 6 semanas e 3 dias. Como podemos observar nessa imagem abaixo:

Fonte: Unimed - Ultrassom realizada no dia 07/12/2022

Nessa fase registrada na ultrassom, meu baby ainda era um embrião em desenvolvimento, medindo cerca 5,5 mm, sexo indefinido, com o coração já batendo 120 bpm (batimentos por minutos). Tendo em vista que é uma gestação tópica com características, aparentemente, saudáveis para a idade gestacional.

Como eu descobrir a gestação?

Bem, eu sempre monitorei os meus ciclos menstruais por meio de um aplicativo mobile denominado Calendário, nele eu registrava os dados de maior relevância de cada ciclo, como o ínicio e fim do fluxo menstrual, sintomas pré-menstruais e outros. Já havia o registro de mais de 3 anos de uso desse app que tinha uma predição com uma ótima curácia, uma vez que se baseava nas estatísticas destes dados registrados. Aos vinte e três dias do mês de novembro de 2022, após ter percebido o atraso de 3 dias do meu novo ciclo, previsto pelo app, resolvi realizar um teste rápido pela manhã desta quarta feira que resultou em positivo para presença do Hormônio Beta Gonadotrofina Coriônica humana (hCG) na 1ª urina da manhã, conforme orientação do manual de instrução do dispositivo.

Fonte: foto pessoal - Teste rápido

Nesse momento, eu encontrava na 4ª semana e 3 dias de gestação. Logo após de fazer o teste rápido, eu contei a novidade ao Fábio, meu companheiro. Ele ainda estava deitada na cama, ficou feliz com a novidade. E recomendou que eu esperasse completar um mês para fazer o exame de laboratório. Fui ao trabalho e seguir com a rotina da vida.

Quando eu contei a novidade a minha mãe

Ao final do dia, eu cheguei em casa, fui no meu quarto, peguei o dispositivo de teste rápido, me dirigir ao quarto da minha mãe. Escondendo o dispositivo na minha costa, eu iniciei o diálogo com ela:

 - Mãe, eu tenho uma novidade para te contar.
 Ela, logo me respondeu:
 - Você está grávida!
 Eu surpresa, indago:
 - Como a senhora sabe disso?
 - Eu tive um sonho com seu pai e com você também. Você era pequena e o seu pai estava brincando com você.

Exame de laboratório

Naquela mesma semana, realizei o exame de laboratório, no sábado de manhã. E o resultado era previsto ser entregue na segunda feira. Mas, felizmente, saiu ainda no mesmo dia. Eu acessei o site do laboratório para ter acesso ao resultado do exame que confirmou o teste rápido:

Fonte: Resultado do exame de laboratório realizado no dia 26/11/2022

Mesmo com o resultado do exame de laboratório constatava reagente, eu ainda não tinha me percebido de fato grávida. Só quando eu realizei a 1ª ultrassom que eu me sentir grávida.

E por hoje é só, em breve, estarei aqui relatando mais fatos da minha 1ª gestação.